O Estado

Camilo Onoda Caldas
  • Gênero: Direito
  • Número de páginas: 112
  • Formato: 11,5 X 16 cm
  • ISBN:
    978-85-67776-02-6
  • ISBN Digital:
    978-85-67776-03-3

Obra introdutória a respeito de Teoria Geral do Estado voltada para estudantes e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento, especialmente ciência política. A primeira parte apresenta um panorama a respeito das teorias contemporâneas sobre o Estado, mostrando como as abordagens mais convencionais e difundidas sobre o tema na atualidade continuam presas a vertentes teóricas do final do século XIX e do início do século XX, sem conseguir dialogar adequadamente com as diversas contribuições acadêmicas que surgiram posteriormente no Brasil e no mundo. A segunda parte apresenta os principais conceitos e tipologias utilizados para descrever o Estado contemporâneo (forma e sistema de governo, forma de Estado, legalidade e legitimidade, sistemas eleitorais e sufrágio etc.), possibilitando uma compreensão inicial a respeito dos diferentes tipos de organizações político-estatais existentes, especialmente a brasileira. Uma obra essencial para entender o Estado e suas interfaces com o Direito, a Política e a Economia.

 “O leitor tem em mãos um livro especial. Trata-se da obra didática mais avançada para compreender um dos fenômenos sociais contemporâneos mais complexos, O Estado. O Professor Camilo Onoda Caldas, neste livro, ensina ao principiante nos estudos políticos, sociais e jurídicos os mais importantes assuntos a respeito da questão estatal, dando ênfase às investigações atuais sobre o tema. (...) Professor de exemplar capacidade didática, Camilo Onoda Caldas é uma personalidade ímpar em termos de seriedade e rigor no trato dos assuntos da teoria. Fui seu orientador e tenho a alegria de tê-lo, já há muito, compartilhando comigo atividades e horizontes acadêmicos, pesquisas e reflexões. Este livro que o leitor começa a ler, O Estado, é uma prova de que o gênio teórico e a clareza didática, em raros casos, se encontram”.

 

Alysson Leandro Mascaro – Professor da Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.