Camilo Onoda Caldas

Camilo Onoda Caldas é bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mestre em Direito Político e Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Docente de graduação em Direito há 10 anos nas disciplinas de Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Estado, entre outras.

Professor da Universidade São Judas Tadeu, docente em cursos de pós-graduação na Escola Paulista de Direito (EPD) e na Escola de Governo (instituição conveniada com a USP).

Advogado, Diretor executivo do Instituto Luiz Gama, instituição com atuação na área de Direitos Humanos e defesa de minorias.

Autor de obras e artigos na área de Filosofia do Direito, Teoria Geral do Direito, Ciência Política e Metodologia do Direito.

 

Obras

O Estado

Obra introdutória a respeito de Teoria Geral do Estado voltada para estudantes e profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento, especialmente ciência política. A primeira parte apresenta um panorama a respeito das teorias contemporâneas sobre o Estado, mostrando como as abordagens mais convencionais e difundidas sobre o tema na atualidade continuam presas a vertentes teóricas do final do século XIX e do início do século XX, sem conseguir dialogar adequadamente com as diversas contribuições acadêmicas que surgiram posteriormente no Brasil e no mundo. A segunda parte apresenta os principais conceitos e tipologias utilizados para descrever o Estado contemporâneo (forma e sistema de governo, forma de Estado, legalidade e legitimidade, sistemas eleitorais e sufrágio etc.), possibilitando...