Gerivaldo Alves Neiva graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Salvador em 1984, advogou para o movimento sindical e Comissão Pastoral da Terra até 1990; neste mesmo ano, ingressou na magistratura da Bahia e atualmente é Juiz de Direito em Conceição do Coité (Ba); membro da Coordenação Estadual da Associação Juízes para a Democracia (AJD), membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Porta-Voz no Brasil do movimento Law Enforcement Against Prohibition (Leap-Brasil). Nas horas vagas, editor do blog www.gerivaldoneiva.com.
- Tu é o Juiz?
Sim, respondi.
- Parece não, retrucou a criança.
Este breve diálogo aconteceu entre o autor desta obra e a filha de uma servidora do poder judiciário durante a confraternização de final de ano.
O que busca o autor com este pequeno texto é discutir exatamente isto, ou seja, que Juiz não é Deus e que seu papel fundamental é garantir direitos, em busca da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, fundada nos princípios da cidadania e dignidade da pessoa humana, assim estabelecido na CF de 1988...
Transparência é o termo da moda, adotado como lema de governos e empresas. Na re...
O texto apresenta os direitos humanos a partir de uma perspectiva não idealista,...